Franquia da Sears entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Uma franquia da Sears, uma empresa comercial que possui uma rede de lojas de departamentos americana, está enfrentando dificuldades financeiras, assim como sua antiga controladora mais conhecida. A Sears Hometown Stores Inc., uma franquia de propriedade da Sears, entrou com um pedido de recuperação judicial.
Em 2012, a Sears desmembrou a Sears Hometown para receber um importante influxo de capital para a empresa-mãe. Em média, as lojas da Sears Hometown têm entre 750 e 930 metros quadrados, uma fração do tamanho médio das lojas Sears completas, que possuem cerca de 15 mil metros quadrados. Essa cadeia concentra-se na venda de eletrodomésticos, ferramentas e equipamentos para uso ao ar livre.
Atualmente, apenas cerca de 100 lojas da Sears Hometown estão em operação, uma queda significativa em relação às 700 que existiam há apenas três anos.

O pedido de falência menciona ativos de menos de US$ 50 milhões e passivos de pelo menos US$ 50 milhões. Eddie Lampert, CEO da Transformco, a holding da Sears, é listado como proprietário de 37,75% da Sears Hometown.
A Sears Hometown sempre dependeu em grande parte da Sears Holdings para quase todas as suas necessidades. A maior parte dos produtos, logística e suporte publicitário vinham da Sears Holdings.
Em determinado momento, a Sears Hometown apresentava perspectivas melhores do que a principal rede Sears, uma vez que se concentrava em produtos domésticos e seu tamanho menor era mais adequado para o formato de lojas de departamentos. No entanto, ela desperdiçou seu potencial com a Transformco.

Ao invés disso, a empresa seguiu o mesmo padrão de declínio contínuo que tem sido característico da Sears, com centenas de lojas fechando no início deste ano. Além disso, os benefícios de ter acesso a mercadorias exclusivas por meio de produtos exclusivos também foram perdidos, uma vez que as várias marcas que a Sears possuía foram vendidas e agora são distribuídas mais amplamente no varejo.
A falência permitirá que diversos ativos sejam vendidos e provavelmente dará à Transformco a flexibilidade para decidir como distribuir suas marcas e serviços restantes.